Pare de GASTAR dinheiro com Gateway para Modem GPRS

fabiodurao Byfabiodurao

Pare de GASTAR dinheiro com Gateway para Modem GPRS

Pare de GASTAR dinheiro com Gateway para Modem GPRS

Quando a Automação é executada em locais remotos ou com baixa disponibilidade de redes cabeadas, o uso de Modens GPRS tem se tornado a melhor solução.

A imagem acima traduz bem o que acontece na maioria dessas Automações, que em uma ponta tem um sistema SCADA e na outra um equipamento, geralmente conversando em Modbus. O problema começa por limitações da rede GPRS, já que não é possível definir um IP para o modem. O Supervisório irá procurar um por um IP em sua comunicação, já o equipamento, que não pode receber um IP, irá apontar para outro IP de destino, o resultado disto, é um desencontro total e para resolver este problema, inventaram os Softwares Gateways. Eles tanto recebem dados dos Modens como recebem requisições dos Supervisórios fazendo assim a comunicação Fluir. Tudo isso a um custo que inviabiliza muitos projetos.

O ScadaBR traz uma grande vantagem a partir da versão 1.1, que é a opção de TCP Listener no protocolo Modbus TCP/IP, em resumo ele tem um Gateway dentro dele, dando assim a opção de escutar enquanto o Modem abre a comunicação enviando pacotes para o IP do Servidor do ScadaBR e este assumindo o atualização daí em diante.

Fantástico não?! Ah, e tudo isto de Graça 🙂

About the author

fabiodurao

fabiodurao editor

Engenheiro Eletricista e Mestre em Automação Industrial pela UNESP, Professor Universitário nos cursos de Engenharia Elétrica e Mecatrônica, Integrador de Sistemas utilizando o ScadaBR, Instrutor de Treinamentos, e entusiasta de Software Livre.