Yearly Archive2018

fabiodurao Byfabiodurao

Pare de GASTAR dinheiro com Gateway para Modem GPRS

Pare de GASTAR dinheiro com Gateway para Modem GPRS

Quando a Automação é executada em locais remotos ou com baixa disponibilidade de redes cabeadas, o uso de Modens GPRS tem se tornado a melhor solução.

A imagem acima traduz bem o que acontece na maioria dessas Automações, que em uma ponta tem um sistema SCADA e na outra um equipamento, geralmente conversando em Modbus. O problema começa por limitações da rede GPRS, já que não é possível definir um IP para o modem. O Supervisório irá procurar um por um IP em sua comunicação, já o equipamento, que não pode receber um IP, irá apontar para outro IP de destino, o resultado disto, é um desencontro total e para resolver este problema, inventaram os Softwares Gateways. Eles tanto recebem dados dos Modens como recebem requisições dos Supervisórios fazendo assim a comunicação Fluir. Tudo isso a um custo que inviabiliza muitos projetos.

O ScadaBR traz uma grande vantagem a partir da versão 1.1, que é a opção de TCP Listener no protocolo Modbus TCP/IP, em resumo ele tem um Gateway dentro dele, dando assim a opção de escutar enquanto o Modem abre a comunicação enviando pacotes para o IP do Servidor do ScadaBR e este assumindo o atualização daí em diante.

Fantástico não?! Ah, e tudo isto de Graça 🙂

fabiodurao Byfabiodurao

ScadaBR + IoT (Xively)

Uma das principais características do ScadaBR, é a flexibilidade de comunicação com diferentes fontes de dados e embora ainda não possua o protocolo MQTT nativo, tem integração com uma grande plataformas de IoT, o Xively.

Para quem ainda não conhece esta plataforma, que já foi chamada de Pachube, Cosm e atualmente é conhecida com Xively, este é um hub para integração com diversos dispositivos de IoT (Internet of Things). Recentemente foi comprado pelo Google, mostrando o valor que tem no mercado.

A Plataforma disponibiliza bibliotecas para os principais microcontroladores, possibilitando que estes publiquem dados para uma Dashboard free.

O ScadaBR possibilita comunicação bi-direcional com o Xively, logo, tanto é possível pegar dados de um CLP usando o ScadaBR e publicar para o Xively, quanto é possível pegar dados publicados por microcontroladores no Xively disponibilizando estes no ScadaBR.

Fantástico não?!

Quer saber mais, consulte nosso site (http://www.scadabr.com.br/) e participe de nossos treinamentos (http://www.scadabr.org.br/curso-scadabr/riodejaneiro-m1/).

fabiodurao Byfabiodurao

Conheça o Poderoso SCADABR!

Protocolos de Comunicação | Drivers
O ScadaBR tem se destacado não só no Brasil, por ser o melhor SCADA Open Source e Gratuito do mercado e isto não é a toa, um sistema robusto e com tantos diferenciais não poderia passar desapercebido. Nesta série, iremos compartilhar recursos disponíveis no ScadaBR que o tornam tão especial.

Hoje aproveitaremos para mostrar a lista de Protocolos de Comunicação disponíveis no sistema, são 29 drivers dos quais alguns se destacam pelo aplicabilidade no mercado.

1-wire
ASCII FIle Reader
ASCII Serial
Auditor NMEA
BACnet I/P
Data Source Interno
Data Source Meta
Data Source Virtual
DNP3 IP
DNP3 Serial
Dr. Storage HT-5B
Email POP3
Galil DMC-21×2
IEC101 Ethernet
IEC101 Serial
Imagem HTTP
JMX
M Bus
Mitsubishi Alpha2
Modbus IP
Modbus Serial
OPC DA
Open V4J
Pachube / Xively
Receptor HTTP
Recuperador HTTP
SNMP
SQL
TCP Serotonin Persistente

Quer saber mais sobre o ScadaBR? Participe de nossos Treinamentos http://www.scadabr.org.br/curso-scadabr/.